sábado, 27 de Abril de 2024  20:33
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Creme de Legumes com Natas

Creme de Legumes com Natas

Descascar o alho e as cebolas. Cortar as cebolas em cubos e picar o alho. Descascar as batatas e cortar em cubos. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
23-11-2005

Iniciativa realiza-se este fim-de-semana


Banco Alimentar: Mais de 11 mil voluntários recolhem comida

Mais de 11 mil voluntários vão recolher alimentos no próximo fim-de-semana em 561 estabelecimentos comerciais do país, anunciou hoje a Federação do Banco Alimentar Contra a Fome.

Segundo Isabel Jonet, presidente da federação a campanha do próximo fim-de-semana tem um significado especial porque antecede a época natalícia.

"Nesta altura do ano as pessoas são mais solidárias porque estão mais sensibilizadas e atentas às famílias carenciadas", sublinhou a responsável.

Os bens alimentares recolhidos na campanha do fim-de-semana são encaminhados para os armazéns onde se processará o respectivo armazenamento.

Terça-feira inicia-se a distribuição pelas famílias com carências alimentares.

Para aderir a esta campanha, promovida simultaneamente por 156 Bancos Alimentares europeus, basta aceitar o saco de plástico entregue pelos voluntários e colocar no seu interior bens alimentares não perecíveis como leite, conservas, azeite, açúcar, farinha, bolachas, massas, arroz ou leguminosas secas.

Questionada sobre o número de voluntários que participam na iniciativa, a presidente da federação salientou que "os portugueses são generosos e empenhados".

"O Banco Alimentar aparece, nesta altura do ano, como uma hipótese de voluntariado útil. As pessoas encaram a campanha como um dever e disponibilizam o fim-de-semana para ajudar na recolha", acrescentou.

De acordo com os dados da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, ao longo de 2004 foram ajudadas 1148 instituições que concederam apoio alimentar a mais de 203 mil pessoas carenciadas.

No ano passado foram distribuídas 13.789 toneladas de alimentos equivalentes, num valor superior a 20 milhões de euros.

Para a federação estes valores "resultam da solidariedade e generosidade dos particulares, patenteadas nas duas campanhas anuais de recolha de alimentos (Maio e Novembro) e de uma acção continuada de aproveitamento de produtos agro-alimentares".

Em Portugal existem dez bancos alimentares (Aveiro, Abrantes, Coimbra, Cova da Beira, Évora, Leiria-Fátima, Lisboa, Porto, Setúbal e São Miguel nos Açores) que recebem toda a qualidade de géneros alimentares provenientes de empresas, particulares, excedentes de produção agrícola.

Actualmente encontra-se em estudo a abertura de mais um Banco Alimentar nas Caldas da Rainha.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®